segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DPI


Pixels... Resolução

Imagine que uma foto é feita de vários pontinhos. Cada pontinho tem uma cor e juntando muuuuitos pontinhos chegamos a uma imagem completa, um verdadeiro mapa de pixels, uma imagem em BITMAP.

A resolução é, bem resumidamente, a quantidade de pontinhos em um determinado espaço. Quanto mais pontinhos em um espaço, mais detalhes teremos na imagem.
Simples assim! Mas existem alguns outros detalhes, é claro:
1. Pixels e DPI
Imaginemos que o primeiro arquivo possui o seguinte tamanho 15x10 em 300 dpi, o segundo arquivo (imagem do meio) possui 15x10 em 72 dpi onde é perfeito para ser visualizado na tela do seu celular.O cliente pede para ser impresso no formato 15x10 cm, os 72 pontos por polegada agora serão 300 pontos por polegada, quer dizer em 1 polegada entrarão mais pedaços da imagem assim reduzindo o tamanho da imagem porem aumentando a resolução da imagem, tamanho em 300 dpi ficou em 3,6x2,4 cm, mas como queremos os 10x15cm 300 dpi então teremos que interpolar o arquivo, isto é, criar lacunas, pixels com cores próximos ao visinho até chegar nos 300 dpis, com pixel inventados conseguimos criar os 15x10 cm em 300 dpis mas todo distorcido como vocês estão vendo na terceira imagem.

A primeira imagem e a terceira imagem possuem o mesmo tamanho com a mesma resolução na impressão final, 10x15 em 300 dpi mas com qualidades opostas.
Conclusão: Não se iludam com imagens de celular e  monitor pois eles nunca nos mostrarão a verdadeira cara na saida final.
2. E os Mega Pixels?
Uma câmera com mais Mega Pixels não é necessariamente uma câmera melhorO que importa é a qualidade do Sensor. A quantidade de Mega Pixels, conforme vimos acima, vai definir o tamanho máximo de ampliação de uma imagem sem diminuir a sua qualidade. Se uma câmera tem um sensor muito ruim e vários Mega Pixels ela vai simplesmente fazer fotos horríveis e enormes ;-)

Voltar Mercado Print

Nenhum comentário:

Postar um comentário