terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Câmera DSLR

O que é uma câmera DSLR?

Voltar Mercado Print

Você sabe o que é DSLR? Saiba tudo sobre a câmera profissional e ganhe qualidade na hora do click.
Câmera DSLR
Grandes, com lentes imponentes e com aquela cara de "sou profissional" as câmeras DSLR (também chamadas de câmeras profissionais) estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Mas o que é DSLR? O que significam essas quatro letras? Por que essa sigla tem tanto poder no mundo da fotografia?
Originalmente, muito antes das câmeras digitais, as máquinas fotográficas eram divididas em categorias não muito diferentes das que encontramos hoje. As Point and Shoot (apontar e disparar) do período analógico são equivalentes às populares câmeras compactas de hoje.
Algumas câmeras eram um pouco mais avançadas, e ofereciam opções de controle e manipulação, além das lentes intercambiáveis (opção de trocar as lentes), que não eram encontradas nos equipamentos mais simples.

Dentre os vários formatos de câmeras reflex, o mais barato – e consequentemente mais popular, mesmo entre profissionais – eram as de lente objetiva única. A sigla SLR explicava exatamente o que era a câmera, uma Single Lens Reflex, ou Reflex com uma lente.Porém, no topo da escala, estava a poderosa câmera DSLR com espelho, a Reflex. O nomeReflex vem do fato de a imagem do visor ser a mesma capturada pelas lentes. Isto confere ao equipamento uma maior precisão, pois o que está sendo enquadrado será o que realmente sairá no foto.
O "D" da sigla mostra ao fotógrafo que, além do espelho, essas são câmeras digitais, e abandonaram o filme. Assim, a câmera DSLR é – exatamente – a sigla para Digital Single Lens Reflex.

Saiba mais sobre as câmeras profissionais

A câmera profissional é, geralmente, mais cara e possui muito mais funções manuais, como a própria troca de lentes. Aliás, uma câmera com lente intercambiável é, sem dúvidas, um grande diferencial. Ao comparar a máquina DSLR com uma câmera semiprofissional, por exemplo, a possibilidade de trocar lentes é um recurso raro em uma semiprofissional.
Quando o fotógrafo consegue aproveitar ao máximo os recursos que essa máquina oferece, alcança uma qualidade superior em relação a outras câmeras. Você ainda pode filmar em alta qualidade com uma câmera profissional. Entre os modelos de câmera Full HD, boa parte são câmeras DSLR.
Contudo, se você não tem muita intimidade com fotografia e deseja uma câmera para registrar festas e viagens com a família, pode estar gastando muito dinheiro sem necessidade. As configurações manuais da câmera DSLR são bem mais complexas do que os modos automáticos das câmeras comuns.
A vantagem da configuração manual das câmeras profissionais é a possibilidade de ajustar, por exemplo, foco, distância e ISO (que determina a sensibilidade). Com isso, você pode configurar os diversos recursos de acordo com cada situação, possibilitando boas fotografias.
Dependendo do tamanho, e bom lembrar que a maioria são modelos mais robustos, é verdade que uma câmera profissional perde em mobilidade, além de carregar acessórios extras, como lentes e flash externo. 
A câmera DSLR é indicada para quem já entende mais do mundo da fotografia e quer uma máquina cheia de tecnologia e com muitos recursos que vão garantir fotos de qualidade. Se esse é o seu perfil, certamente terá em mãos uma câmera pronta para oferecer a você os melhores registros.

Voltar Mercado Print

2 comentários: